Braskem despenca mais de 7% após críticas da Petrobras sobre venda de ativos

Ações da Braskem (BRKM5) caem mais de 7% após críticas da Petrobras sobre negociações de venda de ativos para a Unipar, sem comunicação prévia com a estatal.

ONDE INVESTIRAÇÕES

8/11/20251 min ler

Nesta segunda-feira (11), as ações da Braskem (BRKM5) lideraram as perdas do Ibovespa, caindo cerca de 7,76%, revertendo parte dos ganhos da sessão anterior. A queda foi motivada pela reação negativa à declaração da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, classificando como uma “surpresa ruim” as negociações da Braskem com a Unipar sobre venda de ativos.

O que aconteceu?

Na sexta-feira passada (8), a Braskem confirmou que iniciou conversas com a Unipar Carbocloro sobre possíveis vendas de ativos no México e nos EUA. Contudo, ainda não há definição sobre quais bens estariam envolvidos.

A presidente da Petrobras expressou surpresa com a falta de comunicação prévia com a estatal — que é sócia relevante, com 47% do capital votante da petroquímica e direito de veto nas negociações. Ela informou que formalizou um ofício à Braskem sinalizando que a companhia não seria ignorada em negociações importantes.

A queda abrupta das ações reflete a tensão institucional entre Braskem e Petrobras — um posicionamento estratégico com potencial de impactar futuras decisões e a governança da petroquímica. O mercado reage à falta de alinhamento com um dos sócios majoritários e ao clima de incerteza que isso gera.

Continue se informando, leia também: